quarta-feira, outubro 5, 2022

Cientistas criam aplicativo que detecta Covid-19 por voz com precisão de 89%

Um novo aplicativo de celular foi desenvolvido por cientistas holandeses para fazer a detecção da Covid-19 a partir da voz do paciente. Segundo O Globo, o app utiliza inteligência artificial para detectar alterações sutis na voz do indivíduo e indicar a presença ou não do vírus causador da doença. O software registrou precisão de 89% nos diagnósticos, que saem em menos de um minuto.

O projeto foi apresentado nesta segunda-feira (5), no Congresso Internacional da Sociedade Respiratória Europeia, em Barcelona, na Espanha.

Os pesquisadores afirmam que a Covid-19 geralmente afeta o sistema respiratório e as cordas vocais, causando alterações na voz da pessoa. Os cientistas então usaram dados da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, que arquivou 893 amostras de áudio de 4.352 participantes, sendo que desse total já se sabia que 308 estavam com Covid-19.

“O modelo de inteligência artificial foi preciso 89% das vezes, enquanto a precisão do lado dos testes rápidos variam muito dependendo da marca”, disse o pesquisador Wafaa Aljbawi.

ULTIMAS NOTÍCIAS
- Anúncio -
- Anúncio -spot_img
- Anúncio -spot_img
- Anúncio -spot_img

veja também