25 jun 2024

Fotógrafa do Bahia Notícias é vítima de racismo por torcedores na Fonte Nova; FBF e Bahia repudiam ato

A fotógrafa Mauricia da Matta, do Bahia Notícias e que também presta serviços para a Federação Bahiana de Futebol (FBF), foi vítima de racismo durante o jogo entre Bahia e Jequié, na noite desta quarta-feira (17), pela primeira rodada do Campeonato Baiano. A profissional foi alvo de insultos racistas por dois torcedores que estavam nas arquibancadas da Arena Fonte Nova. Ela divulgou um vídeo relatando o caso.

“Estava trabalhando no jogo da Fonte Nova e sempre fico no escanteio do Dique do Tororó, mas de vez em quando vou para o outro lado. Tem uma torcedora que todo jogo fica me xingando, falando frase pejorativas por eu ter trabalhado no Vitória. Sempre respeitei os torcedores do Vitória e eles nunca falaram nada de mim. Ela fica me chamando de cabelo de boneca, sempre me insultando. Não é de torcida organizada, porque eles sempre me respeitaram”, contou. “Tinha um cara que estava perto dela, não sei se estava com ela, mas ele começou a me ofender e fazer gestos obscenos e me xingar. Quando parei de filmar, ele proferiu ofensas racistas. Então, procurei o capitão da PM”, continuou.

Segundo a FBF, os autores dos insultos foram identificados e levados à delegacia do estádio pelo Batalhão Especial de Policiamento em Eventos (BEPE), onde foi feito o boletim de ocorrência. O caso aconteceu durante o primeiro tempo da partida.

“Fui à Polícia, fui extremamente bem recebida e eles pediram para identificar. Identifiquei e eles foram lá pegá-los. Fiz um B.O. por violência psicológica e verbal”, disse. “Eu não entendo como uma pessoa sai de casa e se acha no direito de ofender outras pessoas. No começo eu fiquei sem reação, mas meus amigos me ajudaram. Tive ajuda do Bahia, da Federação e do Bahia Notícias. Infelizmente não consegui fazer muitas fotos, porque perdi todo o segundo tempo”, completou.

Após a partida, que terminou com a vitória do Jequié sobre o Bahia por 1 a 0, a FBF e o Bahia emitiram nota de repúdio sobre o caso.

Confira a nota da FBF:

“FBF repudia atos racistas contra fotógrafa da entidade na Arena Fonte Nova

A Federação Bahiana de Futebol vem a público lamentar e repudiar veementemente os atos de racismo sofridos pela fotógrafa Maurícia da Matta, que presta serviço à entidade, nesta quarta-feira (17). A profissional foi vítima de insultos racistas proferidos por torcedores durante a partida entre Bahia e Jequié, pela 1ª rodada do Baianão 2024, na Arena Fonte Nova.

A FBF se solidariza com a profissional e agradece ao Batalhão Especializado em Policiamento de Eventos (BEPE), da Polícia Militar da Bahia, que identificou e imediatamente deteve os autores.

A intolerância, o racismo e a discriminação não fazem parte do esporte e devem ser extintos da sociedade.”

Leia o comunicado do Bahia:

“O Esporte Clube Bahia vem a público repudiar episódio lamentável contra a fotógrafa Maurícia da Matta, da Federação Bahiana de Futebol, durante o jogo desta noite na Fonte Nova.

Ela, que também já prestou serviço ao Esquadrão, foi alvo de injúria racial enquanto exercia a sua profissão na beira do gramado.

Acionada, a Polícia Militar conduziu os dois torcedores acusados à delegacia do estádio e foi realizado boletim da ocorrência.

Toda nossa solidariedade a Maurícia ao tempo em que cobramos resposta à altura da gravidade do assunto e reiteramos compromisso na luta contra qualquer tipo de discriminação.”

DESTAQUE
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img