sexta-feira, agosto 12, 2022

Hidrelétrica de Sobradinho registra 100% de volume pela 1ª vez desde 2009

O reservatório do Sobradinho, na região baiana do Sertão do São Francisco, alcançou 100% do armazenamento. É a primeira vez que o local chega a capacidade máxima desde maio de 2009. O aumento do volume ocorre devido às chuvas dos últimos meses, sobretudo no Alto São Francisco e às condições de operação da cascata de reservatórios do mesmo rio, informou a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA).

A chegada aos 100% da capacidade foi registrada na última sexta-feira (1°). Atualmente, a barragem, a maior do Nordeste, trabalha com a vazão de 3 mil metros cúbicos por segundo. Desde janeiro, os reservatórios do Sistema Híbrido do São Francisco estão em regime de cheia.

Em Sobradinho, o reservatório chegou a liberar 4 mil m³/s, como forma de controlar as cheias na bacia, trabalho feito pela Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), que opera a usina. Para recuperar o nível do reservatório de Itaparica (BA/PE), que fica a jusante (abaixo) de Sobradinho, houve a redução da vazão liberada para 3 mil m³/s.

Conforme a Chesf, a medida também busca preservar um armazenamento de água seguro em todos os reservatórios da bacia do São Francisco para atender às necessidades de usos múltiplos de recursos hídricos e de geração de energia durante o período seco na região, que vai de maio a novembro.

A hidrelétrica de Sobradinho fica a 748 km da foz do rio São Francisco, entre Alagoas e Sergipe. Além da geração de energia, o reservatório também regulariza os recursos hídricos da região, que abrange munícipios como Juazeiro (BA) e Petrolina (PE).

A hidrelétrica tem potência instalada de 1.050,3MW e seu reservatório tem capacidade de armazenamento de 34,117 trilhões de litros – a maior da bacia do São Francisco.

ULTIMAS NOTÍCIAS
- Anúncio -spot_img
- Anúncio -spot_img
- Anúncio -spot_img

veja também