Um situação incomum na corrida eleitoral para prefeito foi registrada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), na região Sul do país, neste ano. Entre os 497 municípios do Rio Grande do Sul, 43 têm apenas um candidato a prefeito. Segundo a legislação, o candidato precisa de apenas um voto para ser eleito.
O estado lidera o ranking nacional desse indicador, tanto em números absolutos quanto em proporção (8,6%), de acordo com a Confederação Nacional dos Municípios (CNM).
Entre os 43 municípios, três terão candidatura única pela segunda eleição consecutiva: Engenho Velho, Harmonia e Rondinha. “Essa situação incomum, que ocorre em cerca de uma centena de municípios a cada eleição no Brasil, leva à eleição do candidato com a contagem de um único voto pelo TSE”, afirma a CNM.
Com oito candidatos, Porto Alegre é a cidade do RS com mais concorrentes ao cargo de prefeito, seguida por Cachoeira do Sul e Santa Maria, ambas com sete candidatos cada.
Partidos
PP (14) e MDB (13) são os partidos que têm maior número de candidatos únicos no estado. Depois aparecem PDT (4), PT (4), PL (3), PSB (2), Cidadania (1), PSD (1) e União Brasil (1).
Cidades com apenas um candidato a prefeito:
Alto Feliz
Arroio do Tigre
Barra Funda
Barracão
Barão de Cotegipe
Benjamin Constant do Sul
Boa Vista do Cadeado
Braga
Cacique Doble
Cerro Grande
Ciríaco
Crissiumal
Derrubadas
Dois Irmãos das Missões
Engenho Velho
Ernestina
Fagundes Varela
Feliz
Harmonia
Itapuca
Itatiba do Sul
Lagoa Bonita do Sul
Nova Alvorada
Nova Bréscia
Nova Roma do Sul
Novo Xingu
Pejuçara
Ponte Preta
Rio dos Índios
Rolador
Rondinha
Santa Tereza
São Domingos do Sul
São Martinho
São Pedro da Serra
São Pedro das Missões
Travesseiro
Tupandi
Turuçu
Unistalda
Vera Cruz
Vila Lângaro
Vista Gaúcha
Fonte: BNews