24 abr 2024

Prefeitura de Quixabeira inaugura Centro de Comercialização de Animais

A Prefeitura Municipal de Quixabeira, na Bacia do Jacuípe, inaugurou nesta quinta-feira (21), o novo Centro de Comercialização de Animais – Campo do Gado. O empreendimento é fruto de uma parceria do município com o Ministério da Agricultura e Pesca e contou com investimentos acima de 1 milhão e 450 mil reais, beneficiando criadores de toda a região.
Com uma estrutura invejável, o Centro de Comercialização de Animais foi batizado pelo nome de “Ricardo Pereira de Souza”, importante comerciante quixabeirense e idealizador da criação “Campo do Gado”, nos anos 80.
Participaram do evento, o prefeito Reginaldo Sampaio, vice-prefeito Dinho do Piloto, deputado estadual Luciano Simões filho, ex-deputado estadual Luciano Simões, vereadores, secretários, e vários prefeitos da região, familiares do saudoso Ricardo Pereira, além de centenas de populares, entre eles comerciantes e pecuaristas da Bahia e até de outros estados do nordeste.


HISTÓRIA

A feira de comercialização de animais em Quixabeira, teve seu início na década de 80, quando o então distrito pertencia ao município de Serrolândia. De acordo com o historiador Dalberto Lima, os principais precursores do “Campo do Gado”, foram Miguel de Aurélio, Vitorino de Aníbal e Ricardo Pereira de Souza.

Miguel de Aurélio foi o primeiro a levar animais para a comercialização. Com o tempo, a feira foi ganhando corpo e começou a atrair pessoas de dezenas cidades da Bahia, bem como de vários estados do Nordeste.

Na década 90 o então prefeito Lídio Ribeiro da Silva, construiu um Campo do Gado, maior e com melhor estrutura, que funcionou até os dias atuais.

Blog do Ril de Beto

imagens: Jorge Henrique

DESTAQUE
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img