12 jul 2024

Em audiência pública, 91ª CIPM apresenta números das ações no primeiro semestre de 2024

Em uma audiência pública realizada na Câmara de Vereadores de Capim Grosso na noite desta terça-feira, 09, a 91ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), sediada em Capim Grosso e comandada pelo Major Samoel Miranda, apresentou os números e ações desenvolvidas nas oito cidades que compõem o território de atuação da companhia.

O objetivo da companhia era mostrar à sociedade as ações desenvolvidas e os resultados obtidos, visando aproximar ainda mais a Polícia Militar da população, para que esta seja uma parceira no combate ao crime.

O Major Samoel apresentou os números e resultados de cada cidade, destacando uma diminuição de 32% no número de homicídios ocorridos no território de atuação da 91ª CIPM no primeiro semestre de 2024. Entre as cidades que se destacaram está Várzea da Roça, que até a presente data não havia registrado nenhum homicídio no primeiro semestre de 2024. Outras cidades também obtiveram bons resultados, como Mairi, que registrou cinco homicídios no primeiro semestre, uma diminuição de 45% em relação ao mesmo período de 2023. Já a cidade de Gavião está há 63 dias sem registrar um homicídio. O Major salientou que alguns crimes ocorridos em Gavião são oriundos da cidade de Conceição do Coité, onde criminosos usam o município para a desova de corpos, resultando no registro desses crimes em Gavião. São José do Jacuípe não registra uma morte violenta há 44 dias, e Capim Grosso teve uma redução de 17% no número de assassinatos, registrando até o momento cinco mortes.

Entre as ocorrências registradas no primeiro semestre nas cidades sob responsabilidade da companhia, foram contabilizados: 21 homicídios, 76 pessoas conduzidas à Delegacia de Polícia, 13 mandados de prisão cumpridos, 65 veículos recuperados, 282 veículos apreendidos, 23 armas de fogo apreendidas e 38 armas brancas apreendidas, além de 25 Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCO), 19 apreensões de drogas e 46 prisões em flagrante.

Entre as ações sociais realizadas pela companhia, destacam-se o programa PROERD, que ajuda jovens nas escolas, e campanhas de solidariedade de fim de ano, como Natal Solidário e a campanha de donativos para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul, onde foram arrecadadas quase duas toneladas de alimentos.

A noite também rendeu homenagens a parceiros, com títulos e troféus para representantes da sociedade civil organizada, como representantes da Associação Comercial e do Rotary Club, além de representantes da Guarda Municipal de Serrolândia, que passa a fazer parte da 24ª CIPM de Jacobina por uma questão de identidade territorial.

O Major Samoel fez referência a todos os seus comandados, agradecendo pelo empenho e pelos resultados considerados muito bons, e agradeceu também às parcerias com as prefeituras. Os prefeitos de Capim Grosso, Quixabeira e Várzea da Roça estavam presentes, enquanto outras cidades, como São José do Jacuípe e Serrolândia, enviaram representantes.

fonte: FR Notícias

 

 

DESTAQUE
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img