23 abr 2025

FECBahia busca junto ao Governo do Estado combater ataques de cães a caprinos e ovinos em áreas rurais

A ação recorrente de ataques de cães a caprinos e ovinos vem se tornando uma preocupação cada vez maior para os criadores. O Prefeito de Capim Grosso, Sivaldo Rios, Presidente do Consórcio Público Bacia do Jacuípe e da FECBahia (Federação dos Consórcios Públicos do Estado), vem realizando reuniões com o governador Jerônimo e sua equipe, em busca de uma solução.

Em conversa com o Secretário de Relações Institucionais, Adolpho Loyola, o Secretário de Desenvolvimento Rural, Osni Cardoso e Jeandro Ribeiro, Diretor e Presidente da CAR (Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional), Sivaldo Rios cobrou que o assunto precisa ser resolvido urgente, pois o homem e a mulher do campo vêm sofrendo bastante.  

Em outra reunião, desta vez com o governador Jerônimo Rodrigues e a Secretária de Saúde, Roberta Santana, Sivaldo, acompanhado da veterinária Geane Oliveira, teve um retorno positivo do chefe do estado, que afirmou ter reunido  a equipe de governo a fim de tratar do assunto e determinou a criação de um grupo de trabalho para estruturar ações de castração de cães, com o objetivo de garantir saúde pública e bem-estar animal, com planejamento, execução e orientação adequada à população. “Estamos criando estratégias para a prevenção de ataques de cães a rebanhos nas zonas rurais do estado. Nosso plano é promover a castração em massa desses animais, reduzindo o seu futuro abandono e riscos zoonóticos para a população”, afirmou o governador.  

Na oportunidade, a  veterinária, Dra Geane Oliveira, explicou que quando a fêmea entra no cio, vários machos sentem o cheiro há sete quilômetros de distância, se encontram e vão em busca de  uma oportunidade para demonstrar força e conquistar a fêmea, uma oportunidade perfeita é um rebanho de ovelhas, ali a fêmea assiste ou participa da ação. Quando o cio passa, a matilha é desfeita  e os machos vão embora deixando a cadela gestante e não há mais ataques. Com a  castração, o problema tem uma solução imediata, eliminando  o cio de várias fêmeas e o macho castrado não tem a ação de ir atrás da fêmea no cio e a longo prazo tem a eliminação de animais nas ruas.  

A FECBAHIA representa os consórcios públicos e desempenha um papel importante de representação dos municípios e está buscando uma solução para acabar de uma vez com os ataques, que afeta a cadeia produtiva da Agricultura Familiar. Segundo o presidente da FEC, Sivaldo Rios, e o Governador Jeronimo, essas ações serão colocadas em prática, o mais rápido possível.

Texto: Hérick Rios

Fotos: Ues Sousa

DESTAQUE
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img