É possível uma pequena loja do interior da Bahia, especializada na venda de móveis, colchões e eletros se transformar num intervalo de cinco anos na maior rede regional do seu estado em número de lojas, faturamento, estrutura física e logística? A resposta é, sim, desconsiderando-se desse levantamento as grifes nacionais. O nome dela é Center Móveis e Eletros, com matriz na simpática Várzea do Poço, de 8,1 mil habitantes (IBGE 2022), distante
340 km ao norte de Salvador e próxima a Jacobina. São 52 lojas, sendo metade delas pontos próprios.
Um fato incomum para uma rede varejista é que desde a fundação, em 1996, a Center Móveis abre apenas de segunda a sexta-feira. Respeitando os princípios religiosos de seu fundador, Jaziel Gomes, que segue a Igreja Adventista do Sétimo Dia, o sábado é dedicado a Deus, uma questão de obediência ao tempo sagrado reservado pela lei eterna. O próprio nome Jaziel está presente na biblia sagrada cristã através da versão Jahziel, que significa “aquele que é atribuído a Deus”. O segredo da rápida evolução da rede baiana está solidamente alicerçado em um planejamento estratégico de longo prazo. “Não abrimos loja simplesmente por abrir, avisa o empresário, de 46 anos de idade.
As 52 filiais estão presentes em 52 municípios diferentes, incluindo a região metropolitana de Salvador, sudoeste, Recôncavo Baiano, Chapada Diamantina, norte e nordeste. Falta marcar presença no sul e no oeste. Mas isso é uma questão de tempo, pois até o final desse ano ele pretende abrir mais oito novos pontos, contemplando inclusive estas regiões.
Os planos não param por aí. Em 2025 está previsto a abertura de mais 15 filiais e outras 15 em 2026. “Fecho 2024 com 60 pontos e encerro 2026 com 90”, prevê Jaziel, que tem investido entre R$ 12 e R$ 15 milhões anuais com recursos próprios no plano de expansão. “A essência da nossa rede está calca-da em serviços. Nossa entrega e montagem é rápida e grátis, porque temos frota própria de 160 caminhões e 180 motos que oferecem agilidade e qualidade. É uma estrutura que você não vê aqui no estado”, comenta. As motos servem para os montadores se deslocarem até a casa dos clientes. E já pensando em 2026, Jaziel trabalha com a ideia de ampliar a frota da JDN Transportes. “O maior objetivo é ter 90 lojas para consolidar a Center Móveis definitivamente como a maior rede da Bahia e do Nordeste”, analisa o empresário que esbanja naturalidade ao referir que o seu modelo guarda similaridade com o das Lojas CEM.
Ao olhar para o passado, Jaziel não esconde o orgulho de sair de uma modesta loja de 180 m? em uma pequena cidade do interior da Bahia para se tornar a maior varejista de móveis e eletros do estado. De fato, foi um crescimento signifi-cativo. “Difícil encontrar uma rede parecida com nosso perfil aqui na Bahia”, faz questão de frisar. Atual-mente, a menor das suas lojas tem 750 m2. As maiores possuem 1,8 mil m2 e 2,2 mil. “Sou o maior lojista em número de lojas do estado sem abrir aos sábados. Deus foi fiel e tem sido fiel comigo”, louva. Contudo, ainda há um desafio pela fren-te: a Center Móveis está na região metropolitana de Salvador, mas não na capital. “Pretendo chegar lá, mas a prioridade nos próximos dois anos é o interior. Criando raízes e se fortalecendo no interior, você chega na capital mais forte”, ensina.
INICIO EM FEIRAS LIVRES
O envolvimento de Jaziel com o comércio tem mais de três décadas. Tudo começou aos 13 anos de idade, quando acompanhava o pai, Daniel Gomes dos Santos, todas as sextas-feiras na feira livre de Várzea do Poço. À época, seu Daniel era agricultor, depois montou um pequeno comércio onde buscava produtos em Feira de Santana para revender em feiras livre de Várzea do Poço e em algumas cidades ao redor. A mãe, Zenaide dos Santos Gomes, era professora. Hoje, ambos estão aposentados.
Pai e filho percorriam cerca de 33 quilômetros desde Quixabeira,
onde moravam, até Várzea do Poço, pegavam os móveis em um depósito e os ofereciam, no meio da rua.
Encerrada a feira, o que sobrava era colocado de volta no depósito e retornavam para Quixabeira. Foi em Quixabeira que Jaziel nasceu. Em 1994, três anos após a experiência na feira livre, foi aberta uma pequena loja física, que vendia móveis, colchão e um pouco de eletro, mas sem nome fantasia ou CNPJ.
Em 1996, tudo mudou. “Abri um ponto fixo em Várzea do Poço que funcionava de segunda a sexta, já com o nome de Center Móveis e Eletros”, conta Jaziel, então, com 18 anos. “Aqui entra o CNPJ”, acrescenta. “Pegava produtos de meus competidores e revendia com margem apertada. A partir do ano 2000, porém, comecei a falar diretamente com as indústrias e isso foi um divisor de águas. Esse é o ano que marca o início da expansão”, indica.
Sua expansão está baseada na experiência e no planejamento. Desde cedo, Jaziel sabia aonde queria chegar. Tinha a pretensão de ser a maior rede de varejo de móveis e eletros do Nordeste. E, para isso, precisava de uma estratégia. Em um segmento tão complexo como o varejo, onde tudo é terceirizado, optou por terceirizar exclusivamente com empresas do grupo, oferecendo serviço de qualidade, com treinamento, capacitação e entrega rápida. Ter uma transportadora própria foi um diferencial.
CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO
“Nossa entrega não passa de 72 horas para chegar até a casa do cliente, independentemente, da regão onde ele fez a compra. CD em fase de ampliação e transportadora com 160 caminhões e 180 motos garantem entrega em até 72 horas. Por isso, montamos uma estrutura organizacional e logística que proporcionou esse crescimento”, aponta. Hoje, Jaziel conta com um Centro de Distribuição em Várzea do Poço, com 24 mil m2 de área coberta e que passa por ampliação: chegará a 36 mil mª de área coberta. “Assim, vamos poder atender perfeitamente as 90 filiais em 2026”, diz. Segundo ele, a forma como o planejamento logístico foi formatado inviabiliza um segundo CD.
Toda bagagem de conhecimento acumulada por Jaziel está baseada em sua experiência da vida. Ele cursou somente o ensino médio e desde cedo perseguiu o sonho de provar a si mesmo que, embora tenha vindo de uma família simples e humilde, iria deixar um legado. “Com força de vontade a gente consegue”, costuma dizer. “O varejo moveleiro me ensinou muita coisa.
Temos atualmente, cerca de dez indústrias de móveis em que somos o maior comprador do Nordeste.
Isso é resultado de uma estratégia que alinha planejamento, prática de trabalho e serviço de qualidade”, faz questão de vangloriar-se. Casado com Lecionete e pai de Lara Lorrayne e Daniel Neto, Jaziel contagia a todos com seu entusiasmo e confiança num futuro melhor para o Brasil. “Precisamos ter sempre essa disposição e motivação. Se ficasse olhando só para os problemas, adversidades e barreiras, certamente, desistiria de tudo. Mas não podemos desistir”, provoca Jaziel, cujas algumas crenças e atitudes lembram muito o empresário gaúcho Adelino Colombo (1931-2021), fundador da rede de lojas Colombo. Se a análoga é verdadeira, Jaziel tem tudo para ir mais longe com a sua Center Móveis e Eletros.
blog do Ril de Beto
informações da Revista Móveis de Valor