Comerciantes da Praça Manoel Novaes, no centro de Serrolândia, relatam estar cansados da situação envolvendo cães de rua. Segundo eles, os animais têm invadido os passeios, as calçadas das residências e até mesmo o interior de lojas, gerando transtornos e, em alguns casos, infestação de carrapatos.
ONGs de proteção animal instalaram casas de acolhimento improvisadas e pneus com lençóis para oferecer abrigo aos cães. Apesar de reconhecerem o trabalho das entidades, os comerciantes cobram uma posição das autoridades municipais.
De acordo com o grupo de lojistas, nesta sexta-feira (05) será formalizada uma reclamação junto ao Poder Legislativo, buscando medidas urgentes para a resolução do problema.
Além do risco sanitário, os comerciantes destacam que clientes já começaram a reclamar do mau cheiro provocado pela presença constante dos animais. “Os carrapatos já estão dentro dos estabelecimentos, e a situação está insustentável”, afirmou um dos empresários.
A redação do Blog do Ril de Beto recebeu vídeos encaminhados pelos próprios comerciantes, que registram a presença dos cães na praça. Em um dos materiais, é possível observar pneus com lençóis colocados debaixo dos bancos da praça, o que acaba impedindo o uso dos assentos pela população.
Blog do Ril de Beto
(vide vídeo no Instagram @RildeBeto)