08 nov 2025

Mulher que se passava por médica é presa em Irecê

Uma mulher de 28 anos, moradora de Irecê, foi conduzida à delegacia do município nesta quinta-feira (6) após ser denunciada por exercício ilegal da medicina. A ação foi resultado de uma operação conjunta entre o Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb) e a Polícia Civil, após o departamento de defesa das prerrogativas do médico do Cremeb receber uma denúncia sobre a atuação irregular.

A suspeita, identificada pelas iniciais L. B. P. L., se apresentava como médica nas redes sociais e atendia em uma clínica localizada no Centro de Irecê. Durante a abordagem, ela afirmou não exercer a medicina, alegando apenas “acompanhar pacientes em processo de perda de peso”.

De acordo com o vice-presidente do Cremeb, conselheiro Plínio Sodré, que acompanhou a ação no município, a mulher cursou Medicina no Paraguai, mas não possui a revalidação do diploma, o que a impede de atuar como médica no Brasil. “Apesar de não haver elementos que justificassem prisão em flagrante, como uso de carimbo ou receituário, ela estava em um consultório e se anunciava como médica nas redes sociais, enganando a população”, afirmou Sodré.

O caso foi registrado na Delegacia Territorial de Irecê, onde foi lavrado um termo circunstanciado para apurar o crime. Segundo o presidente do Cremeb, conselheiro Otávio Marambaia, o órgão tem intensificado as fiscalizações no interior do estado. “Somente este ano, recebemos 62 denúncias de exercício ilegal da medicina na Bahia, sendo várias no interior. Não podemos permitir que falsários continuem colocando vidas em risco. Cuidado: falso médico mata!”, alertou.

Marambaia reforçou ainda o pedido para que a população de Irecê e região denuncie qualquer suspeita de prática irregular. As denúncias podem ser feitas ao Cremeb, pelo e-mail protocolo@cremeb.org.br, ou à Polícia Civil, através do telefone 190.

Foto: CREMEB/BA

DESTAQUE
spot_img
spot_img
spot_img