A Polícia Civil deflagrou, na manhã desta quinta-feira (6), a Operação Cupiditas, com o objetivo de cumprir mandados de busca e apreensão contra um grupo criminoso investigado por agiotagem no município de Capela do Alto Alegre, localizado a 113 km de Serrinha.
Durante as diligências, foram apreendidos diversos itens utilizados como garantia para os empréstimos ilegais, entre eles notas promissórias, cheques, escrituras de imóveis, uma motocicleta, além de mais de R$ 120 mil em dinheiro, valor possivelmente proveniente da prática criminosa.
De acordo com a Polícia Civil, o grupo atuava há vários anos na cidade, oferecendo empréstimos com juros abusivos que resultavam em endividamento contínuo das vítimas. Em muitos casos, a incapacidade de quitar as dívidas levava à perda de bens e à coação financeira, mantendo os devedores subordinados ao grupo.
A operação teve como objetivo coletar provas relacionadas aos crimes de usura (agiotagem) e retenção indevida de documentos. Os mandados foram expedidos pelo Juízo da Comarca de Capela do Alto Alegre e cumpridos por equipes da 15ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Serrinha) e da Delegacia Territorial do município.
As investigações continuam para identificar outros envolvidos e detalhar a estrutura completa do esquema.
Fonte: PCS








