Paulo Escopeta era apontado com um dos maiores assaltantes de Bancos do Brasil, já tendo participado de mais de 10 assaltos a agências bancárias. Conforme levantamento, Paulo Escopeta integrava o grupo de Zé de Lessa, sendo, inclusive, preso na região de fronteira no ano de 2017.
Paulo Escopeta era natural de Irecê. ex-policial militar, já integrou o baralho do crime (dama de ouro), e era temido por sua frieza e crueldade. Paulo Escopeta estava preso até outubro de 2024, quando foi posto em liberdade domiciliar.
Prisão em 2011
O ex-policial militar Paulo Cesar Alves Figueira, conhecido como Paulo Escopeta, foi preso na madrugada desta terça-feira em Irecê (BA). Ele era considerado pela Secretaria de Segurança Pública (SSP) da Bahia como a “dama de ouro” do Baralho do Crime. O suspeito estava foragido há um ano, acusado de homicídios e sequestro.
Assaltos no Paraguai em 2017
Dois homens presos por suspeita de envolvimento no “mega-assalto” a uma transportadora de valores em Ciudad del Este, no Paraguai, já eram procurados pela polícia baiana por assaltos a banco e sequestros mediante extorsão. As informações foram divulgadas nesta sexta-feira (28) pela Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA).
Os suspeitos são Paulo César Alves Filgueiras, conhecido como Paulo Escopeta, e Fernando Lumes. Eles foram localizados, na quinta-feira (27), na cidade de Capitã Bado, também no Paraguai.