24 abr 2024

Com matriz em Várzea do Poço e origens quixabeirenses, a Center Móveis e Eletros se torna a maior rede de lojas da Bahia

É possível uma pequena loja do interior da Bahia, especializada na venda de móveis, colchões e eletros se transformar num intervalo de cinco anos na maior rede regional do seu estado em número de lojas, faturamento, estrutura física e logística? A resposta é, sim, desconsiderando-se desse levantamento as grifes nacionais. O nome dela é Center Móveis e Eletros, com matriz na simpática Várzea do Poço, de 8,1 mil habitantes (IBGE 2022), distante
340 km ao norte de Salvador e próxima a Jacobina. São 52 lojas, sendo metade delas pontos próprios.
Um fato incomum para uma rede varejista é que desde a fundação, em 1996, a Center Móveis abre apenas de segunda a sexta-feira. Respeitando os princípios religiosos de seu fundador, Jaziel Gomes, que segue a Igreja Adventista do Sétimo Dia, o sábado é dedicado a Deus, uma questão de obediência ao tempo sagrado reservado pela lei eterna. O próprio nome Jaziel está presente na biblia sagrada cristã através da versão Jahziel, que significa “aquele que é atribuído a Deus”. O segredo da rápida evolução da rede baiana está solidamente alicerçado em um planejamento estratégico de longo prazo. “Não abrimos loja simplesmente por abrir, avisa o empresário, de 46 anos de idade.

As 52 filiais estão presentes em 52 municípios diferentes, incluindo a região metropolitana de Salvador, sudoeste, Recôncavo Baiano, Chapada Diamantina, norte e nordeste. Falta marcar presença no sul e no oeste. Mas isso é uma questão de tempo, pois até o final desse ano ele pretende abrir mais oito novos pontos, contemplando inclusive estas regiões.
Os planos não param por aí. Em 2025 está previsto a abertura de mais 15 filiais e outras 15 em 2026. “Fecho 2024 com 60 pontos e encerro 2026 com 90”, prevê Jaziel, que tem investido entre R$ 12 e R$ 15 milhões anuais com recursos próprios no plano de expansão. “A essência da nossa rede está calca-da em serviços. Nossa entrega e montagem é rápida e grátis, porque temos frota própria de 160 caminhões e 180 motos que oferecem agilidade e qualidade. É uma estrutura que você não vê aqui no estado”, comenta. As motos servem para os montadores se deslocarem até a casa dos clientes. E já pensando em 2026, Jaziel trabalha com a ideia de ampliar a frota da JDN Transportes. “O maior objetivo é ter 90 lojas para consolidar a Center Móveis definitivamente como a maior rede da Bahia e do Nordeste”, analisa o empresário que esbanja naturalidade ao referir que o seu modelo guarda similaridade com o das Lojas CEM.

Ao olhar para o passado, Jaziel não esconde o orgulho de sair de uma modesta loja de 180 m? em uma pequena cidade do interior da Bahia para se tornar a maior varejista de móveis e eletros do estado. De fato, foi um crescimento signifi-cativo. “Difícil encontrar uma rede parecida com nosso perfil aqui na Bahia”, faz questão de frisar. Atual-mente, a menor das suas lojas tem 750 m2. As maiores possuem 1,8 mil m2 e 2,2 mil. “Sou o maior lojista em número de lojas do estado sem abrir aos sábados. Deus foi fiel e tem sido fiel comigo”, louva. Contudo, ainda há um desafio pela fren-te: a Center Móveis está na região metropolitana de Salvador, mas não na capital. “Pretendo chegar lá, mas a prioridade nos próximos dois anos é o interior. Criando raízes e se fortalecendo no interior, você chega na capital mais forte”, ensina.

INICIO EM FEIRAS LIVRES

O envolvimento de Jaziel com o comércio tem mais de três décadas. Tudo começou aos 13 anos de idade, quando acompanhava o pai, Daniel Gomes dos Santos, todas as sextas-feiras na feira livre de Várzea do Poço. À época, seu Daniel era agricultor, depois montou um pequeno comércio onde buscava produtos em Feira de Santana para revender em feiras livre de Várzea do Poço e em algumas cidades ao redor. A mãe, Zenaide dos Santos Gomes, era professora. Hoje, ambos estão aposentados.
Pai e filho percorriam cerca de 33 quilômetros desde Quixabeira,
onde moravam, até Várzea do Poço, pegavam os móveis em um depósito e os ofereciam, no meio da rua.
Encerrada a feira, o que sobrava era colocado de volta no depósito e retornavam para Quixabeira. Foi em Quixabeira que Jaziel nasceu. Em 1994, três anos após a experiência na feira livre, foi aberta uma pequena loja física, que vendia móveis, colchão e um pouco de eletro, mas sem nome fantasia ou CNPJ.

Jaziel Gomes, fundador da Center Móveis e Eletros

Em 1996, tudo mudou. “Abri um ponto fixo em Várzea do Poço que funcionava de segunda a sexta, já com o nome de Center Móveis e Eletros”, conta Jaziel, então, com 18 anos. “Aqui entra o CNPJ”, acrescenta. “Pegava produtos de meus competidores e revendia com margem apertada. A partir do ano 2000, porém, comecei a falar diretamente com as indústrias e isso foi um divisor de águas. Esse é o ano que marca o início da expansão”, indica.
Sua expansão está baseada na experiência e no planejamento. Desde cedo, Jaziel sabia aonde queria chegar. Tinha a pretensão de ser a maior rede de varejo de móveis e eletros do Nordeste. E, para isso, precisava de uma estratégia. Em um segmento tão complexo como o varejo, onde tudo é terceirizado, optou por terceirizar exclusivamente com empresas do grupo, oferecendo serviço de qualidade, com treinamento, capacitação e entrega rápida. Ter uma transportadora própria foi um diferencial.

CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO

“Nossa entrega não passa de 72 horas para chegar até a casa do cliente, independentemente, da regão onde ele fez a compra. CD em fase de ampliação e transportadora com 160 caminhões e 180 motos garantem entrega em até 72 horas. Por isso, montamos uma estrutura organizacional e logística que proporcionou esse crescimento”, aponta. Hoje, Jaziel conta com um Centro de Distribuição em Várzea do Poço, com 24 mil m2 de área coberta e que passa por ampliação: chegará a 36 mil mª de área coberta. “Assim, vamos poder atender perfeitamente as 90 filiais em 2026”, diz. Segundo ele, a forma como o planejamento logístico foi formatado inviabiliza um segundo CD.

CD na cidade Várzea do Poço

Toda bagagem de conhecimento acumulada por Jaziel está baseada em sua experiência da vida. Ele cursou somente o ensino médio e desde cedo perseguiu o sonho de provar a si mesmo que, embora tenha vindo de uma família simples e humilde, iria deixar um legado. “Com força de vontade a gente consegue”, costuma dizer. “O varejo moveleiro me ensinou muita coisa.
Temos atualmente, cerca de dez indústrias de móveis em que somos o maior comprador do Nordeste.

Isso é resultado de uma estratégia que alinha planejamento, prática de trabalho e serviço de qualidade”, faz questão de vangloriar-se. Casado com Lecionete e pai de Lara Lorrayne e Daniel Neto, Jaziel contagia a todos com seu entusiasmo e confiança num futuro melhor para o Brasil. “Precisamos ter sempre essa disposição e motivação. Se ficasse olhando só para os problemas, adversidades e barreiras, certamente, desistiria de tudo. Mas não podemos desistir”, provoca Jaziel, cujas algumas crenças e atitudes lembram muito o empresário gaúcho Adelino Colombo (1931-2021), fundador da rede de lojas Colombo. Se a análoga é verdadeira, Jaziel tem tudo para ir mais longe com a sua Center Móveis e Eletros.

blog do Ril de Beto

informações da Revista Móveis de Valor

 

DESTAQUE
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img