01 mar 2024

Inmet emite alerta para chuvas intensas e ventania em mais de 300 cidades baianas

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um novo alerta de chuvas intensas que pode atingir mais de 300 municípios baianos nesta quarta-feira (20) e quinta-feira (21). A previsão é que ocorra chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, além de ventos intensos que podem variar de 60 a 100 km/h.

O Inmet alerta ainda para o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas nas regiões Metropolitana de Salvador, Centro Sul, Nordeste, Centro Norte, Sul, Extremo Oeste e Vale São-Franciscano.

Em locais pontuais, a chuva pode superar 100 milímetros (mm) em 24h, principalmente no litoral sul da Bahia. O alerta é válido até às 10h da quinta (21)

Até as 10h de quarta (20), ainda vale o alerta de tempestade que também previa a queda de granizo. Barreiras foi um dos municípios baianos que registraram chuva de granizo e três mil raios em um dia. Em Jacobina, no norte do estado, os moradores também relataram a queda de granizo no bairro Mutirão

Segundo a Defesa Civil de Salvador (Codesal), nesta semana, a atuação de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) causará chuvas sobre a região de Salvador. Porém, a presença de uma massa de ar quente e seca reduzirá as chances de chuva.

Para esta quarta (20) e quinta (21), a previsão é de céu nubaldo com chuvas moderadas e risco para alagamentos e deslizamentos de terra. Para os dois dias a temperatura máxima deve atingir os 29C. A mínima deve ficar em 25 C.

Na sexta-feira (22), a previsão é de céu nublado a parcialmente nublado com chuvas fracas, a qualquer hora do dia.

Entre sábado (23) e domingo (24), o céu deve ficar claro a parcialmente nublado com chuvas fracas e isoladas. No domingo a temperatura máxima pode chegar a 31 C

 

DESTAQUE
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img