18 jul 2025
Home Blog

Capim Grosso registra seis homicídios e está entre os municípios mais violentos da Bacia do Jacuípe no 1º semestre de 2025

0

Capim Grosso aparece entre os municípios com maior número de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) na Bacia do Jacuípe durante o primeiro semestre de 2025, segundo dados divulgados pela Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA).

A cidade registrou seis homicídios dolosos, empatando com Mairi e ficando atrás apenas de Ipirá e Riachão do Jacuípe.

No total, o território da Bacia do Jacuípe — que reúne 15 municípios — contabilizou 38 mortes violentas entre 1º de janeiro e 30 de junho deste ano. Os dados fazem parte do levantamento oficial da SSP-BA, que apurou 2.069 mortes violentas em toda a Bahia no mesmo período.

Ipirá lidera o ranking regional, com nove casos, sendo oito homicídios dolosos e um feminicídio. Riachão do Jacuípe vem em seguida, com sete mortes, entre elas cinco homicídios, um feminicídio e uma morte por lesão corporal seguida de morte.

Capim Grosso, com seus seis homicídios, preocupa as autoridades locais e a população, reforçando a necessidade de ações mais intensas de segurança e prevenção à violência.

Em contrapartida, quatro cidades da região — Capela do Alto Alegre, Pintadas, Quixabeira e Várzea da Roça — não registraram nenhum CVLI no período, sendo destaque positivo no relatório.

Veja o ranking de CVLI na Bacia do Jacuípe (de 1º de janeiro a 30 de junho de 2025):

Ipirá: 9 (8 homicídios dolosos e 1 feminicídio)

Riachão do Jacuípe: 7 (5 homicídios dolosos, 1 feminicídio e 1 morte por lesão corporal)

Capim Grosso: 6 homicídios dolosos

Mairi: 6 homicídios dolosos

Pé de Serra: 2 homicídios dolosos

São José do Jacuípe: 2 homicídios dolosos

Baixa Grande: 1 homicídio doloso

Gavião: 1 homicídio doloso

Nova Fátima: 1 homicídio doloso

Serra Preta: 1 homicídio doloso

Várzea do Poço: 1 homicídio doloso

Capela do Alto Alegre: 0

Pintadas: 0

Quixabeira: 0

Várzea da Roça: 0

Os números reforçam a necessidade de políticas públicas voltadas à segurança e à redução da violência em cidades como Capim Grosso, que tem enfrentado um cenário preocupante neste início de ano.

Fonte: FR Notícias com informações Calila Notícias

 

 

 

 

PF encontra dinheiro escondido em sapato de vereador; investigado já tentou jogar dinheiro pela janela

0

A Polícia Federal encontrou maços de dinheiro escondidos dentro de um sapato durante uma ação de busca e apreensão na residência de Francisco Nascimento, vereador do município de Campo Formoso, na Bahia.

Foto: Polícia Federal

Ele é primo do deputado federal Elmar Nascimento (União). A informação foi publicada pelo site UOL.

A apreensão mais recente ocorreu no âmbito da nova fase da investigação, que apura o suposto desvio de recursos públicos por meio de emendas parlamentares. Esta não é a primeira vez que valores em espécie são localizados com o vereador. Em 2024, durante uma etapa anterior da mesma investigação, Francisco Nascimento foi flagrado jogando uma sacola com dinheiro pela janela pouco antes de ser preso. Na ocasião, a quantia apreendida foi de R$ 220 mil.

Deflagrada pela Polícia Federal (PF) nesta quinta-feira (17), a quinta fase da Operação Overclean tem como um dos principais alvos o município de Campo Formoso. A ação tem o objetivo de desarticular uma organização criminosa suspeita de envolvimento em fraudes licitatórias, desvio de recursos públicos provenientes de emendas parlamentares, corrupção e lavagem de dinheiro.

Segundo apuração do Bahia Notícias, estão na mira da PF com o cumprimento de mandados de busca apreensão nomes como o do prefeito de Campo Formoso, Elmo Nascimento (União), irmão do deputado federal Elmar Nascimento (União).

Os crimes apurados incluem integrar organização criminosa, embaraço a investigação, corrupção ativa e passiva, peculato, fraude em licitações e contratos administrativos e lavagem de dinheiro.

Fonte: Acorda Cidade

 

Operação Overclean: PF mira construtora ligada a ex-presidente da Câmara de Várzea do Poço

0

A Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira (17), a quinta fase da Operação Overclean. Entre os alvos está a Construtora Impacto, que tem como um dos sócios Evandro Baldino do Nascimento, ex-presidente da Câmara de Vereadores de Várzea do Poço.

PF deflagra a quinta fase da Operação Overclean que investiga fraudes licitatórias | Bnews – Divulgação Divulgação

O escritório da empresa está localizado no Edifício Holding Empresarial, na Avenida Tancredo Neves, em Salvador. Conforme as investigações, o grupo criminoso é suspeito de manipular processos licitatórios e desviar recursos públicos provenientes de emendas parlamentares destinadas ao município de Campo Formoso. Há ainda indícios do pagamento de propinas e tentativas de obstrução da investigação.

Evandro, que já havia sido citado nas fases anteriores da Overclean, é apontado como colaborador na logística e na execução de fraudes em licitações nos municípios de Oliveira dos Brejinhos e Campo Formoso.

A investigação apura a prática dos crimes de organização criminosa, obstrução de investigação, corrupção ativa e passiva, peculato, fraude em licitações e contratos administrativos, além de lavagem de dinheiro.

De acordo com o Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA), Evandro já teve uma denúncia julgada parcialmente procedente em 2013, por irregularidades cometidas durante o exercício de 2006.

Nova fase da Overclean

Além do cumprimento de 18 mandados de busca e apreensão nas cidades de Salvador, Campo Formoso, Senhor do Bonfim, Petrolina, Mata de São João e Brasília, a nova fase da operação incluiu uma ordem de afastamento cautelar de um servidor público de suas funções. O Supremo Tribunal Federal (STF) também determinou o bloqueio de R$ 85,7 milhões em contas bancárias de pessoas físicas e jurídicas investigadas.

Fonte: Bnews

Donald Trump agora quer o fim do Pix no Brasil

0

Uma nova tensão comercial entre Estados Unidos e Brasil ganhou força nesta terça-feira, 15 de julho. O Escritório do Representante de Comércio dos Estados Unidos (USTR) — órgão do governo norte-americano — abriu uma investigação formal contra o Brasil, alegando práticas comerciais desleais no setor de pagamentos digitais. O foco da controvérsia? O sistema Pix.

Segundo o USTR, o Brasil pode estar restringindo artificialmente a competição no setor de pagamentos ao favorecer o Pix — criado e gerido pelo Banco Central — em detrimento de plataformas privadas internacionais, como o WhatsApp Pay, da Meta. A alegação é de que a atuação do governo brasileiro teria prejudicado empresas norte-americanas, configurando uma suposta prática anticoncorrencial.

O pano de fundo da investigação remonta a 2020. Em junho daquele ano, o WhatsApp anunciou o lançamento do WhatsApp Pay no Brasil, com a promessa de revolucionar os pagamentos digitais por meio do aplicativo de mensagens mais popular do país. No entanto, poucos dias após o anúncio, o Banco Central e o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) suspenderam o funcionamento do serviço.

A medida foi interpretada, na época, como uma forma de proteger o lançamento iminente do Pix, previsto para novembro daquele mesmo ano. O sistema de pagamentos instantâneos do BC rapidamente se tornou um fenômeno no Brasil, sendo adotado por milhões de brasileiros e ganhando o respaldo dos grandes bancos nacionais. Para os Estados Unidos, no entanto, esse sucesso pode ter vindo às custas da livre concorrência.

O Banco Central do Brasil ainda não se pronunciou oficialmente sobre o caso, mas especialistas apontam que a defesa brasileira deve se basear na autonomia regulatória do país para garantir a segurança e estabilidade do seu sistema financeiro.

Enquanto isso, o Pix continua crescendo — e agora também se vê no centro de uma disputa geopolítica que pode ir além da tecnologia e tocar em temas como soberania, concorrência global e protecionismo.

Fonte: Fr Notícias/com informações A Tarde

Enfermeiro que trabalhou na UPA 24h de Jacobina é encontrado morto no Hospital de Várzea do Poço

0
Por volta das 3h da madrugada desta quarta-feira, 16 de julho de 2025, foi encontrado sem vida no Hospital Municipal Rivorge Gonçalves Lima, em Várzea do Poço, um homem identificado como Célio Roberto Passos da Cruz Lima, 45 anos, residente no Povoado do Salamim em Serrolândia, que atuava como enfermeiro na unidade hospitalar.
Segundo informações, colegas de trabalho, ao necessitar de seus serviços, não o encontraram e estranhando tal situação, começaram a procurar pelo hospital, quando acharam um sanitário fechado e desconfiaram que ele poderia estar dentro. Ao arrombar a porta encontraram Célio Roberto já sem sinais vitais.
A Polícia foi acionada e de imediato tomou todas as medidas cabíveis ao caso, acionando o DPT para realizar a perícia e remoção do corpo para o IML de Jacobina, onde após os procedimentos de praxe, acontecerá a liberação para o sepultamento.
Ainda de acordo com informações, Célio Roberto trabalhou no Hospital Antônio Teixeira Sobrinho e na UPA 24h de Jacobina, onde fez um grande ciclo de amizade.
A Prefeitura de Serrolândia também emitiu uma nota de pesar, lamentando a morte de Célio Roberto e destacando o seu legado deixando na saúde, trabalhando no Hospital Municipal.
As causas da morte serão investigadas pela Polícia, que irá determinar com exatidão o que realmente aconteceu. Colegas de trabalho estão em choque com o acontecimento.
Fonte: Jorge Quixabeira

Rapper Teto fará prévia de nova turnê com show gratuito em Jacobina, sua terra natal

0
O rapper baiano Teto retorna à Bahia, no próximo dia 27 de julho, para o lançamento da turnê “Maior que o tempo”. O show, que dá nome ao último single do artista, acontecerá em Jacobina, no norte do estado, terra natal dele. A apresentação vai antecipar a estreia oficial do projeto, marcada para agosto, na cidade de São Paulo.
Teto ganhou projeção em 2021, em meio à pandemia de Covid-19, após realizar lives e lançar composições em estilo livre (freestyle) para o público. Ele chegou a bater a marca de um milhão de seguidores sem ter lançado uma canção oficial.
Naquele ano, a disputa pelo trabalho do artista provocou uma briga entre as duas maiores produtoras de rap do nordeste: a ‘Hash Prod’, de Rafael Noaves, e a ’30praum’ que tem o rapper cearense Matuê como um dos sócios.
Passado o conflito e consolidada a parceira com Matuê, Teto seguiu para São Paulo a fim de ampliar as oportunidades, mas sem esquecer das origens. Em 2023, não só gravou o clipe da música “Minha Vida é um filme” no litoral norte baiano, como promoveu o show de lançamento em Jacobina. Para ele, o retorno às origens é uma retribuição ao apoio que a cidade lhe deu na carreira.
“Estou em um momento muito especial da minha carreira e vida. ‘Maior Que o Tempo’ fala justamente sobre isso, sobre tudo aquilo que é inabalável, como o carinho que eu tenho pelas minhas raízes e pela minha família. Voltar à minha cidade com esse show é uma forma de retribuir todo o amor e apoio que recebi ao longo da minha caminhada”.
Esse trabalho é o primeiro álbum de estúdio do artista que tem mais de 6,4 milhões de ouvintes mensais em uma das plataformas de áudio. O trabalho conta com 11 faixas divididas em dois discos.
Destacam-se as músicas “Yes or No”, “Não Pare” e “Pretty Let Girl”. Essa última em parceria com o trapper e compositor cearense WIU. Somadas, as três composições tem 3,39 milhões de visualizações no Youtube. Matuê, uma das atrações do Festival de Inverno Bahia 2025, e um dos responsáveis pela ascensão ao artista baiano, assina juntamente com WIU a música “Mulher Secreta”.
O show em Jacobina será gratuito, no centro comercial da cidade, na Avenida Orlando Oliveira Pires, em frente ao armazém Paraíba, a partir das 21h.
Prévia de lançamento do novo disco de Teto
Quando: 27 de julho, a partir das 21h
Onde: Centro Comercial, na Avenida Orlando Oliveira Pires
Quanto: gratuito
Fonte: G1

Dupla furta capacetes durante campeonato na Arena Capim Society, em Capim Grosso

0

Na noite do último domingo (13), câmeras de segurança registraram o momento em que dois homens furtaram capacetes em frente à Arena Capim Society, no Bairro Planalto, em Capim Grosso.

De acordo com informações, o crime ocorreu enquanto torcedores assistiam a mais uma rodada do Campeonato de Bairros. Como de costume, muitos deixaram os capacetes sobre as motos estacionadas do lado de fora da quadra, o que foi aproveitado pelos suspeitos para furtar ao menos 10 unidades.

Um boletim de ocorrência foi registrado na delegacia local. A Polícia Civil já está de posse das imagens e investiga o caso para identificar e prender os envolvidos, além de tentar recuperar os equipamentos levados.

Fonte: FR Notícias com informações Augusto Urgente

Jovem é assassinado na frente do comércio do próprio pai no Bairro da Estação em Jacobina

0
Na tarde desta terça-feira, 15 de julho de 2025, um jovem de prenome Cristian foi assassinado a tiros na Rua Otacílio Souza, em frente ao Colégio Deocleciano Barbosa de Castro, no Bairro da Estação, em Jacobina.
Segundo informações, dois elementos chegaram no local em uma moto e efetuaram disparos contra o jovem, que morreu em frente a um lava-jato, onde trabalhava com seu pai.
A Polícia Militar chegou de imediato no local, guardando a cena do crime, até a chegada do Departamento de Polícia Técnica, que deverá encaminhar o corpo para o IML.
Não há informações sobre a motivação do crime, que será investigado pela Polícia Civil, através da equipe da Drª Corina Lopes, coordenadora da 16ª Coorpin.
K: Augusto Urgente!

Estudantes sofrem acidente de moto no centro de Quixabeira

0

Na tarde desta terça-feira, 15 de julho, por volta das 12h07, duas estudantes se envolveram em um acidente de motocicleta na Avenida Jovito Sousa Novais, no centro de Quixabeira.

De acordo com imagens registradas pela Guarda Civil Municipal (GCM), as jovens estavam a bordo de uma motocicleta modelo Pop e seguiam em direção ao centro da cidade quando a condutora perdeu o controle do veículo ao passar por um quebra-molas.

A condutora foi identificada como Mariana Firme. Ela sofreu um trauma na cabeça, recebeu os primeiros socorros da equipe do Pronto Atendimento da Secretaria Municipal de Saúde e, em seguida, foi encaminhada para a UPA 24h de Capim Grosso para avaliação médica mais detalhada.

A passageira, identificada como Raquele Santos, não sofreu ferimentos graves. Ela foi atendida no Pronto Atendimento local e permanece em observação.

As circunstâncias do acidente estão sendo apuradas. A GCM e os serviços de saúde agiram com rapidez, prestando o devido suporte às vítimas.

Veja ( Vídeo)

Blog do Ril de Beto

 

Quixabeira lidera índice de alfabetização na Bahia, aponta Inep

0

O município de Quixabeira conquistou a primeira colocação no ranking da Bahia em alfabetização na idade certa, segundo os dados divulgados pelo Inep, durante evento no Ministério da Educação.

De acordo com os resultados da Avaliação da Alfabetização 2024, 75,47% das crianças das escolas públicas do município foram alfabetizadas na idade adequada, um crescimento expressivo de 37 pontos percentuais em relação a 2023, quando o índice era de 38%.

O desempenho de Quixabeira supera a média nacional, que chegou a 59,2%, e também o índice estadual da Bahia, que foi de 36,8%. Os dados fazem parte do acompanhamento do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA) e refletem os avanços nas políticas educacionais adotadas no município.

A divulgação dos resultados contou com a presença do Ministro da Educação, Camilo Santana, e representantes da Undime e do Consed. O levantamento completo está disponível no site do Inep.

Fonte : VR 14