09 jul 2025

Idosa é esquecida e trancada sozinha em posto de saúde enquanto funcionários saem para o almoço na Bahia

Uma idosa, de 69 anos, viveu momentos de desespero após ser esquecida e trancada sozinha dentro de uma unidade de saúde em Ipiaú, no sul da Bahia. O caso ocorreu na segunda-feira (7), no Centro de Saúde Dr. Elvídio Antônio Santos, localizado no centro da cidade.

Ela estava em tratamento e recebia medicação intravenosa quando todos os funcionários deixaram o local para o intervalo do almoço, e simplesmente esqueceram que havia uma paciente na sala.

A filha da idosa, a advogada Cíntia Assunção, que mora em Salvador, contou que recebeu uma ligação da mãe por volta do meio-dia. Segundo ela, não havia médicos, enfermeiros ou segurança no posto, apenas a mãe sozinha no local, passando mal, trancada atrás dos portões.

“Ela é diabética, hipertensa e estava tremendo, muito abalada. Precisei resolver tudo à distância, pedindo ajuda a uma amiga que trabalha na área da saúde em Ipiaú”, relatou Cíntia à TV Bahia, afiliada da TV Globo. De acordo com a filha, a mãe só foi liberada por volta das 14h, quando o turno da tarde começou.

“Quando consegui falar com uma amiga minha, que também mora em Ipiaú e trabalha na área da saúde, ela entrou em contato com a secretária de Saúde, que disse que iria imediatamente até o local. Eu não sei exatamente quem ligou para o porteiro, se foi a própria secretária ou se foi apenas coincidência por causa do horário. Minha mãe começou a tomar a medicação por volta das 11h20, e a situação só foi resolvida por volta das 14h, quando os funcionários do turno da tarde estavam voltando ao trabalho. Por isso, não sei se a porta foi aberta por alguém que foi acionado ou se foi apenas o porteiro chegando no horário normal e encontrando minha mãe ainda trancada lá dentro”, disse.

A advogada também contou que a pressão arterial da idosa chegou a 19 por 11 durante o episódio. Mesmo assim, ela foi liberada para ir para casa sem tomar nenhuma nova medicação ou passar por avaliação médica completa. “Ninguém sabe quem aferiu a pressão, e ela foi mandada embora sem atendimento”, completou a filha.

Procurada, a Prefeitura de Ipiaú reconheceu o ocorrido e afirmou para a emissora, em nota, que lamenta profundamente o fato. Disse ainda que a unidade costuma fechar durante o almoço e que os funcionários não perceberam que havia uma paciente no interior do prédio antes de trancar o local. A gestão municipal prometeu abrir uma apuração interna e adotar “todas as providências administrativas cabíveis”.

Fonte: Bnews

 

 

DESTAQUE
spot_img
spot_img
spot_img